Notas do Ideb por local

Os valores do Ideb são calculados para escolas, municípios, estados, regiões e país. Para escolas são apresentados valores para os anos iniciais e anos finais, caso ela tenha participado da Prova Brasil. Para os municípios são apresentados valores do Ideb nos anos iniciais e anos finais agregado por rede pública, rede municipal e rede estadual. Para os estados é possível identificar o Ideb de anos iniciais, anos finais e ensino médio  agregados para rede estadual e rede privada. Para as regiões e Brasil é divulgado o Ideb dos anos iniciais, anos finais e ensino médio agregados por rede pública, rede estadual e rede privada.

Nem todas as unidades da federação possuem Ideb para todas as redes e etapas escolas. Veja abaixo, quem não participa do Ideb.

A. Escolas particulares;
B. Escolas exclusivamente de Educação Profissional;
C. Escolas exclusivamente de Educação de Jovens e Adultos;
D. Escolas exclusivamente de Educação Especial;
E. Escolas públicas que oferecem ensino fundamental regular e que não realizaram a Prova Brasil/Saeb por terem menos de 20 alunos matriculados nas séries avaliadas (4ª série/5 º ano e 8ª série/9º ano), conforme declaração prestada ao Censo Escolar.
F. Escolas pertencentes às redes municipais e que não aderiram à Prova Brasil.
G. Escolas que realizaram a Prova Brasil/Saeb, mas não prestaram informação ao censo Escolar sobre os alunos aprovados e, por isso, não tiveram a taxa de aprovação calculada.
H. Escolas em que o número de alunos participantes da Prova Brasil foi inferior a 10 ou não alcançaram 50% dos alunos matriculados na série avaliada, posto que, do ponto de vista metodológico, tal contingente não refletiria o resultado de toda a escola.

Para mais informações, consulte a nota técnica do Inep.