Selo: síntese visual do aprendizado no QEdu

Esta página apresenta o SELO, um recurso do portal QEdu para visualização rápida da qualidade do aprendizado. Acompanhe a apresentação resumida nos slides abaixo ou siga o texto completo.

 

A Prova Brasil avalia o aprendizado em português e matemática, para o quinto e o nono ano do ensino fundamental. A combinação destas áreas resulta em quatro informações sobre o aprendizado:

  • Português, 5º ano;
  • Português, 9º ano;
  • Matemática, 5º ano;
  • Matemática, 9º ano.

Para permitir que rapidamente um usuário veja como está a qualidade do aprendizado em uma escola ou rede, construímos o “SELO”, que reúne em um único bloco, as quatro informações sobre aprendizado. Abaixo, segue um exemplo utilizando o SELO do Brasil.

selo1

Analisando o SELO

Quanto mais verde a imagem ficar, maior o percentual de alunos com um aprendizado adequado à série. Se parte do bloco está verde e parte está em tom alaranjado ou vermelho, é porque dentro da rede há discrepância entre os resultados das séries ou disciplinas avaliadas.

Segue abaixo, dois exemplos, um deles de uma escola que possui um alto percentual de alunos com aprendizado adequado e outro de uma escola com um baixo percentual de alunos nesta situação.

selo2selo3

 

Com um pouco de prática, é possível pelo SELO identificar rapidamente em qual disciplina os alunos estão tendo melhor desempenho. A linha de cima se refere a português e a de baixo à matemática.

No exemplo abaixo, pode ser observado que o 5º ano possui um desempenho muito bom enquanto o nono ano está muito abaixo do que poderíamos esperar como ideal.

selo4selo5

Já no exemplo a seguir, pode ser observado que existe um bom equilíbrio entre português e matemática, sendo que matemática está com um percentual de alunos que aprenderam o adequado ligeiramente maior.

selo6

 

Por fim, criamos uma miniatura do selo, com o objetivo de rapidamente identificar em uma lista os locais com maior percentual de alunos que aprenderam o que era esperado para a sua série.

Esta lista você visualiza em todos os pontos do portal onde existem caixas de seleção para escolas, municípios, estados ou micro/mesorregiões.

selo8

Em caso de alguma dúvida você pode entrar em contato conosco por meio da nossa área de ajuda:

http://qedu.org.br/feedback