Nota técnica: municípios com número de alunos não disponível

O QEdu disponibilizou, no início de março de 2015, os dados completos da Prova Brasil 2013. Porém, em torno de 400 municípios não apresentam o número absoluto de alunos que aprenderam o adequado ao lado de alguma das informações percentuais, como mostra a imagem abaixo. Este artigo tem como objetivo explicar o porquê desta situação.

Captura de tela de 2015-03-23 15:30:21

Conhecendo melhor o problema

O processo de cálculo dos dados da Prova Brasil no QEdu ocorre por meio dos microdados disponibilizados oficialmente pelo governo. Os microdados contêm o resultado de cada um dos alunos na Prova Brasil, e é a partir do registro destes alunos que os dados são calculados.

O problema é que, neste ano, em torno de 700 escolas tiveram seus resultados mascarados, ou seja, a resposta do aluno está lá, mas não é possível identificar nem a escola nem o município dele. Estas escolas inviabilizaram o cálculo do número absoluto de alunos para alguns municípios.




 

A solução encontrada

Não poderíamos colocar no portal dados dos municípios que desconsiderassem um conjunto de alunos. Dessa forma, a solução encontrada foi, para estes municípios afetados pelo mascaramento das escolas, importar os dados de Aprendizado Adequado de outra planilha, distribuída também pelo Inep (e que você pode baixar aqui), com os microdados que já apresentava o percentual de alunos em cada nível de aprendizado para cada município. O problema desta planilha é que ela não apresenta o número de alunos.

Conclusão

Municípios que apresentam os dados de alunos foram calculados a partir dos microdados. Municípios que não possuem o número absoluto de alunos tiveram seus resultados importados de uma planilha pré-calculada pelo Inep.

Mas caso você queira estimar o número de alunos no município, consulte a aba “Censo Escolar” para qualquer localidade do Brasil.

Captura de tela de 2015-03-23 15:59:07