Importância do Enem

Ao logo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Enem, merecendo destacar que,  desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. Destacamos abaixo algumas dessas funções que agreraram grande relevância ao exame nos últimos anos.

 

Acesso às universidades particulares

Com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2004, a nota obtida no Enem passou a ser utilizada para a obtenção de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Um dado interessante é que até o ano passado, o programa já havia atendido mais de 1,2 milhão de estudantes em todo o Brasil, sendo 69% com bolsas integrais.

Leia mais sobre o ProUni no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

 

Acesso às universidade públicas

Um grande marco no ensino superior brasileiro foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2009. Ele utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. Segundo o Inep, a ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado poder concorrer a vagas de qualquer região.

Para a primeira eduição do SiSU em 2015 foram ofertadas 205.514 vagas em cursos superiores por universidades federais, estaduais e institutos federais em todo o Brasil. Mesmo algumas universidades federais que não estão no SiSU utilizam integralmente ou parcialmente a nota do Enem na seleção dos universitários.

Leia mais sobre o SiSU no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

 

Certificação do Ensino Médio

Jovens maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem obter a certificação de conclusão desta etapa de ensino utilizando apenas a nota do Enem desde 2012. Em 2013, mais de 780 mil inscritos prestaram o exame com este propósito, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Leia mais sobre a Certificação do Ensino Médio no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

 

Intercâmbio internacional

Implementado em meados de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para jovens universitários e pesquisadores. Porém, um dos requisitos para participar do programa na graduação é ter realizado o Enem. O programa visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em faculdades de excelência, em diversos países. O programa tinha como meta conceder 101 mil bolsas até este ano, mas o governo federal anunciou há alguns meses a segunda etapa do Ciência sem Fronteiras com mais 100 mil bolsas.

Leia mais sobre o Programa Ciência sem Fronteiras no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.