O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por 180 questões objetivas de múltipla escolha. Esse total é dividida igualmente entre as áreas de conhecimento exigidas para a prova, ficando o exame estruturado da seguinte maneira:
- Área: Ciências da Natureza e suas tecnologias
- Número de Itens: 45
- Área: Ciências Humanas e suas tecnologias
- Número de Itens: 45
- Área: Linguagens, Códigos e suas tecnologias
- Número de Itens: 45
- Área: Matemática e suas tecnologias
- Número de Itens: 45
- Redação, que deve ser escrita em texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Entenda como são elaboradas e selecionadas as questões que compõem as provas do Enem no Guia do +Enem, plataforma desenvolvida também pela Meritt e especializada em informações do Enem.
O Enem ocorre anualmente, geralmente no mês de novembro, todo o Brasil e não é obrigatório. As provas são aplicadas em dois dias, sempre aos sábados e domingos.
1º Dia: Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.
2º Dia: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Redação.
Qualquer pessoa pode participar do Enem, basta realizar sua inscrição pelo site do exame no período determinado pelo Inep. Assim, podem fazer a prova estudantes do ensino médio para testar seus conhecimentos, que está concluindo ou já terminou o ensino médio para ingressar na universidade e pessoas maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio e desejam obter a de certificação de conclusão desta etapa de ensino.
Além disso, o Enem permite que pessoas em reclusão também realizem o exame. As provas são aplicadas dentro das unidades prisionais em data diferente.