Taxa de Rendimento 2013

A cada ano, tem caído a taxa de crianças e adolescentes que abandonam as escolas no Brasil durante o ano letivo. Nos anos iniciais, a taxa de abandono, que em 2010 foi de 1,8%, ficou em 1,2% no ano passado, de acordo com dados do Censo Escolar 2013, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Todos dados de taxa de rendimento, que inclui informações de abandono, aprovação e reprovação escolar, já estão disponíveis no QEdu.org.br, onde você pode compará-los por ano, rede e etapa escolar e ver em detalhes esses dados para cado ano do ensino básico.

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Apesar da diminuição na taxa de abandono, o número absoluto ainda é alto. Somando todas as etapas de ensino (anos iniciais, finais e ensino médio), mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil deixaram as salas de aula durante o ano letivo de 2013. Acesse aqui os dados do Brasil: http://www.qedu.org.br/brasil/taxas-rendimento

Veja abaixo uma descrição detalhada para cada uma das etapas da educação brasileira:

 

Anos iniciais do ensino fundamental

Em 2013, o MEC registrou cerca de 950 mil reprovações, o que representa 6,1% do total de matriculados naquele ano. Os aprovados passaram dos 14,5 milhões, ou seja, 92,7% dos estudantes dessa etapa escolar puderam avançar para a série seguinte.

 

Ano finais do ensino fundamental

Entre os alunos matriculados do 6º ao 9º ano, o fantasma da reprovação assombrou 1,5 milhão de estudantes (11,3% do total de matriculados em 2013). Dos demais, 3,6% abandonaram a escola no meio do ano letivo e 85,1% foi aprovado. Em 2010, dos 14,2 milhões matriculados nessa etapa, 12,6% foram reprovados, 4,7% abandonaram os estudos e 82,7% passaram de ano.

 

Ensino médio

De 2011 para 2013, a taxa de aprovação no ensino médio na rede pública subiu de 75,1% para 78%. A aprovação é um dos componentes do Ideb, o índice que mede a qualidade da educação básica no Brasil. Apesar do crescimento na taxa de aprovação, o ensino médio não conseguiu alcançar a meta do Ideb para 2013. Também podemos observar que o abandono, apesar de estar caindo, ainda é alto.

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Áreas urbanas e rurais

A proporção de alunos nas áreas rurais que abandonaram as escolas em 2013 continua sendo maior do que nas áreas urbanas. Em 2010, 3,6% dos alunos dos anos iniciais deixaram as salas de aula durante o ano letivo. Já em 2013 esse percentual foi de 2,3%. No entanto, os alunos da mesma etapa escolar abandonaram menos a escola 2013, não passando de 1,3%.

 

Informações para estado, município e escola

Utilizando nossa busca global, no topo do site, você poderá conhecer os valores para cada localidade do Brasil.

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Taxas de rendimento

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou terem abandonado os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações, dividida pela quantidade de alunos matriculados no início do ano, constituem a taxas de rendimento.


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