Como ler o boletim da Prova Brasil

O boletim da Prova Brasil 2013 já pode ser baixado diretamente neste site oficial do Inep. Uma boa leitura do boletim pode revelar pedagogicamente qual o aprendizado dos alunos e ainda permitir que a escola faça comparações adequadas a fim de compreender melhor sua situação dentro do município, estado e do país.

Para auxiliá-lo, o portal QEdu.org.br preparou este especial que o guiará na leitura do boletim.

 

Visão Geral do Boletim

O boletim é composto de 4 partes:

  • Visão geral do contexto da escola;
  • Percentual de alunos em cada um dos níveis e descrição pedagógica do nível;
  • Comparação dos níveis de aprendizado com escolas semelhantes, município, estado e país;
  • Comparação das médias na Prova Brasil;

 

Visão Geral do Contexto da Escola

Prova Brasil - Geral

 

A primeira página do documento apresenta informações gerais sobre a escola e a sua particpação na Prova Brasil. A primeira informação, nível socieconomico, posiciona a escola em um dos 7 grupos criados pelo Inep, em que quanto maior o número do grupo maior o nível socieconomico da escola. Esta informação é essencial para que as as escolas avalie o desempenho de outras do mesmo grupo, o que deixar a comparação mais justa

Ao lado, também é apresentado o índice de formação dos professores, que corresponde ao percentual de docentes com formação superior adequada à sua posição.

Logo abaixo, em amarelo, mostra-se quantos alunos realizaram a prova e quanto eles representam do total de matriculados na série avaliada. Quanto maior a taxa de participação, maior a representatividade dos dados obtidos.

 

Percentual de alunos em cada um dos níveis de aprendizado

Esta parte é o coração do boletim e irá dizer o percentual de alunos que se enquadra em cada um dos níveis de aprendizado estipulados.

Assim, é possível ter uma dimensão do que os alunos estão aprendendo de fato. Vamos para um exemplo de leitura em português, 5º ano.

Prova Brasil - Níveis

 

Neste exemplo, 18% dos alunos estão no nível dois de aprendizado, o que significa que é alta a probabilidade de conseguirem realizar atividades do nível 1 e 2, porém, provavelmente não conseguiriam acertar itens com habilidades dos níveis 3, 4, 5 e 6.

 

Comparação dos níveis de aprendizado com escolas semelhantes, município, estado e país

Além de conhecer a informação sobre o aprendizado dos alunos da escola, também é possível comparar este resultado. O Boletim permite quatro comparações:

  • Escolas similares: São as escolas do mesmo grupo socioeconômico e de mesma microregião, conforme vimos na primeira página do boletim. Esta é a principal comparação recomendada pelo Inep;
  • Município: Compara com todas as escolas do município;
  • Estado: Compara com todas as escolas do estado;
  • Brasil: Compara com todas as escolas do país;

Seguindo no nosso exemplo, podemos observar que no nível 2 existe um número maior de alunos na escola analisada do que nas escolas semelhantes.

Prova Brasil - Comparação

 

Nesta etapa, é importante que a escola consiga visualizar onde desejaria que seus alunos estivessem. Para português, 5º ano, o QEdu usa como referência de aprendizado adequado os alunos a partir do nível 4. Assim, é possível identificar a proporção de alunos estão com aprendizado adequado na escola e fazer uma comparação mais coerente, veja na imagem abaixo:

Prova Brasil - Comparação 2

 

Neste exemplo, conseguimos observar que a escola em análise está muito próxima, em termos de aprendizado adequado das escolas similares. O mesmo tipo de análise pode ser feito para Brasil, estado e município.

 

Comparação das médias na Prova Brasil

As médias na Prova Brasil também podem ser usadas para comparações. Ressaltamos apenas, que as médias podem esconder desigualdades, fato que não ocorre quando fazemos a leitura de alunos em cada nível de aprendizado.

Prova Brasil - Comparação 3

 

Como saber se uma nota é boa ou ruim?

Ao apresentar os resultados da Prova Brasil e do Saeb, o MEC não tem o intuito de ranquear sistemas, ou impor parâmetros de qualidade que firam a autonomia das redes de ensino.

O objetivo é que os resultados apresentados sejam incorporados pelos professores, diretores, gestores e pela própria sociedade, e que fomentem o debate e um trabalho pedagógico que subsidiem a melhoria da qualidade educacional dos sistemas.

Cada nível da escala apresenta as habilidade que os alunos desenvolveram, com base na média de desempenho e distribuição dos alunos de cada rede ou escola nesta escala e sua interpretação pedagógica, a rede ou a escola pode se comparar seus resultados com seus próprios objetivos, observando, por exemplo, até que ponto as habilidades que foram planejadas para seres trabalhadas com seus alunos foram alcançados.

 

Conclusão

A Prova Brasil oferece dados riquíssimos sobre o aprendizado, mas para que tenha um uso efetivo é necessário que ocorra uma apropriação pedagógica por parte da escola, compreendendo a necessidade de avançar com os alunos nos níveis, e da parte das equipes de gestão, de realizarem comparações adequadas, usando principalmente, as escolas semelhantes.