O que é o QEdu

Esse portal é uma iniciativa inédita desenvolvida pela Meritt e Fundação Lemann. O objetivo é permitir que a sociedade brasileira saiba e acompanhe como está a qualidade do aprendizado dos alunos nas escolas públicas e cidades brasileiras. Usamos alta tecnologia e conceitos teóricos sólidos para desenvolver o Portal.

É um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Queremos que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a educação no país.

 

Quais as informações disponíveis?

No QEdu, você encontra diversas informações obtidas de fontes oficiais do governo brasileiro, como a Prova Brasil, o Censo Escolar e indicadores especiais do Inep. Todas as informações estão disponíveis na página de cada escola, município, estado e para o Brasil. Confira abaixo as informações disponíveis, já com “links” diretos para os dados do Brasil:

Se precisar de ajuda para encontrar qualquer uma destas informações, entre em contato conosco.

 

De quem é a iniciativa?

Esse é um projeto inédito desenvolvido em parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann. Aplicamos tecnologias inovadoras e referenciais teóricos sólidos para dar vida aos números sobre a educação brasileira.

 

Como Surgiu o QEdu?

Há algum tempo várias das instituições e pesquisadores que debatem as políticas públicas em educação apresentam a necessidade de que as escolas e redes de educação possam utilizar informações produzidas a partir da Prova Brasil.

Até antes do QEdu, para as secretarias de educação era disponibilizado somente o rendimento médio dos alunos e para as escolas a distribuição dos alunos em níveis da escala SAEB.

Como a média frequentemente não é representativa e a escala SAEB ainda não é de fácil entedimento, as informações produzidas eram pouco utilizadas. Por iniciativa de alguns pesquisadores e instituições os dados da Prova Brasil passaram a ser tratados, permitindo que a sociedade tomasse conhecimento sobre o potencial desse.

Uma dessas iniciativas foi a do professor Francisco Soares, que definiu quatro níveis qualitativos de proficiência a partir da escala SAEB. Outra iniciativa veio da ONG Todos Pela Educação que propôs uma linha de corte na escala SAEB. Alunos acima dessa linha tem o aprendizado considerado adequado para as competências avaliadas.

Em 2010 a Meritt teve a oportunidade de apresentar a equipe da Fundação Lemann oPortal Ideb, uma iniciativa voltada a uma melhor divulgação do indicador e seus componentes. A ótima recepção da Fundação motivou a equipe da Meritt a apresentar uma proposta ambiciosa para “dar vida” aos dados da Prova Brasil.

De dezembro de 2011 até outubro de 2012 a equipe da Meritt e da Fundação Lemann trabalharam intensamente na construção do QEdu.