Distribuição por níveis de proficiência

Na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa escala (Escala SAEB). Discussões promovidas pelo comitê científico do movimento Todos Pela Educação, composto por diversos especialistas em educação, indicaram qual a pontuação a partir da qual pode-se considerar que o aluno demonstrou o domínio da competência avaliada. Decidiu-se que, de acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado.

Na aba “Proficiência”, o QEdu posiciona o aprendizado dos alunos nos quatro níveis qualitativos de proficiência, informando a taxa de alunos em cada nível, sendo ainda possível verificar a evolução de 2009 a 2013. Usando os filtros da página (disciplina, etapa escolar e rede escolar), é possível obter resultados mais específicos de comparação.

A página informa ainda o número de participante em cada edição e a taxa de participação com relação ao número de matriculados no Brasil, estados, municípios e escolas. A partir de 2011, técnicas estatísticas permitiram dizer o número de alunos que atingiram determinado nível considerando todos os matriculados. Em 2009, o número de alunos que atingiram um determinado número é referente apenas aos que realizaram a prova.