Interpretação Pedagógica do Enem

Este artigo é para que você entenda um pouco mais sobre como interpretar pedagogicamente o resultado de uma escola no Enem. Para isso, apresentamos a escala do Enem, onde alunos e itens da prova são posicionados, e trazemos exemplos de itens que alunos com determinadas notas provavelmente dominam e itens que provavelmente não dominam.

 

Escala do Enem

Em 2009, o Enem sofreu uma grande reformulação. Entre as mudanças mais importantes está a utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permitiu comparar  resultados ao longo dos anos. A TRI também permite o posicionamento da proficiência (aprendizado) do aluno numa escala. Esta escala é como uma régua que vai de 0 até 1000. As notas de todos os alunos são posicionadas nesta escala.

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O que muita gente não sabe é que cada item da prova também é colocado nesta mesma escala. Isso significa que se um item estiver na posição 450 da escala, é provável que alunos que tiraram notas maiores do que 450 acertaram este item e que alunos com nota menor que 450 tem baixa probabilidade de acertá-lo. Para ver esta escala em detalhes, consulte o infográfico interativo do Guia do Estudante.

 

As médias da escola

O valor que você encontrará hoje no QEdu é a média da escola. Isso significa que a escola possui alunos que tiraram notas acima desta média e alunos que tiraram notas abaixo dela.

Para que você possa ver com maior clareza a distribuição de quantos alunos estão em cada faixa de pontuação, busque o resultado da sua escola no site do Inep (nota: no site, apenas os dados de 2012 estão disponíveis).

 

Matriz de Referência

Para cada faixa de pontuação (por exemplo, entre 450 e 500 pontos na nota do Enem), apresentamos exemplos de itens com sua respectiva descrição. Dessa forma, você poderá estudar quais questões os alunos provavelmente acertariam e quais provavelmente errariam.

Por exemplo, em uma escola com média 575, é provável que a maior parte dos alunos domine itens que estão abaixo de 575 na escala. O mesmo vale para o inverso, é menos provável que os alunos acertem questões acima de 575 na escala.

Veja as áreas e competências avaliadas, além de uma lista de exemplos de itens por faixa de pontuação.