Notas Técnicas Enem no QEdu

Para trazer as médias das escolas para o QEdu, optamos por utilizar os microdados, oferecendo assim o resultado de todas as escolas com alunos que participaram do Enem. Acreditamos ser importante que cada escola saiba qual foi a sua taxa de participação no exame e qual a pontuação média dos seus alunos.

Observação: Em hipótese alguma, os dados de escolas com menos de 50% de participação ou menos de 10 alunos podem ser utilizados de forma comparativa. Estes dados servem apenas para que a escola avalie seu desmpenho.

Para manter a conformidade com a forma de calculo no Inep, os dados disponíveis no QEdu apresentam pequenas diferenças entre os anos. Dentre os motivos, podemos dizer que até 2011, as médias foram disponibilizadas de forma separada para EJA e ensino regular. Portanto, é preciso cuidado na hora de comparar os dados entre anos diferentes caso a sua escola tenha alunos destas duas modalidades de ensino. Para os cálculos de 2013, foram usadas as médias oficiais disponíveis aqui: http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/enem-por-escola-ja-esta-disponivel-para-consulta

Para os cálculos das médias de 2012, usamos os seguintes critérios

  • Alunos que são concluintes do Ensino Médio no mesmo ano do exame;
  • Alunos nas modalidades de ensino: Ensino Regular, Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante;
  • Alunos presentes nos dois dias da avaliação e que tiveram nota na redação.

Para o cálculo das médias de 2011, foram utilizados os seguintes critérios:

  • Alunos que são concluintes do Ensino Médio no mesmo ano do exame;
  • Alunos nas modalidades de ensino: Ensino Regular e Ensino Profissionalizante;
  • Alunos presentes nos dois dias da avaliação e que tiveram nota na redação.
  • Alunos confirmados  pelo Inep como concluintes naquele ano na escola. Esta foi uma verificação especial realizada pelo Inep somente no ano de 2011, que tinha como objetivo, aumentar a consistência dos dados.

Para o cálculo das médias de 2009 e 2010, foram utilizados os seguintes critérios:

  • Alunos que são concluintes do Ensino Médio no mesmo ano do exame;
  • Alunos nas modalidades de ensino: Ensino Regular e Ensino Profissionalizante;
  • Para a média nas objetivas, participação nos dois dias da prova. Para as médias de redação, participação nos dois dias da prova e nota na redação;

 

Recursos jurídicos

Logo após a divulgação dos dados do Enem, algumas entram com recursos jurídicos para contestar os resultados alegando algum erro no número de participantes, matriculados ou inscritos.

Estes erros podem ocorrer pois são os alunos que informam a escola na qual estão matriculados. Estes dados são conferidos com o Censo Escolar, porém, se houve algum erro no preenchimento do Censo Escolar ou se os alunos passaram a frequentar a escola após a data de realização do erro, estas diferenças podem ocorrer.

Quando os recursos são deferidos em favor de alguma escola, apenas o site do Inep apresenta as mudanças. Os microdados e as planilhas que foram divulgadas não são atualizados. Por isso, em algumas fontes, os dados podem ser encontrados com equívocos.

Observação: Se você encontrar discrepâncias entre os resultados exibidos no QEdu e os oficiais, entre em contato que fazemos a correção. Caso a sua escola tenha entrado com recurso, por favor, nos avise.