Divulgação dos resultados do Enem

Existem três locais diferentes onde os dados do Enem por escola são disponibilizados pelo Inep:
  1. Site oficial;
  2. Planilhas divulgadas para imprensa;
  3. Microdados.
Em 2013, a divulgação oficial foi realizada por meio de uma página especial no site do Inep.

A divulgação pelo site

No site oficial do Inep são divulgadas as médias da escola e a distribuição dos alunos em cada faixa de proficiência. Apenas os dados mais recentes estão disponíveis para consulta. Escolas com menos de 50% de participação e/ou 10 alunos participantes na prova não constam nessa base de dados. O site é a única fonte 100% atualizada, que contém, inclusive, as notas modificadas por meio de recursos jurídicos.

A divulgação pelas planilhas

As planilhas com médias de todas as escolas do Brasil com mais de 50% de participação e pelo menos 10 alunos são divulgadas todos os anos, porém, sem nenhuma padronização de formato. Estas planilhas comumente são divulgadas de forma embargada para a imprensa e não ficam disponíveis nos sites oficiais do governo. Alguns sites eventualmente guardam e disponibilizam estes materiais. O G1, por exemplo, disponibiliza estes dados em formato .pdf.

A divulgação pelos microdados

Os microdados do Enem são disponibilizados geralmente algum tempo depois das duas divulgações acima, porém, é a mais completa. Os microdados podem ser recuperados aqui: http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar e contém o registro de todos os alunos que realizaram o Enem. A partir dos microdados é possível conhecer o resultado de todas as escolas, mesmo quando a taxa de participação é menor do que 50%.