Questionário Contextual

Além do teste, os alunos participantes, seus professores de língua portuguesa e matemática, e o diretor da escola, respondem a um questionário onde há perguntas sobre eles, sobre o ensino e sobre a escola. Também há um questionário sobre a escola que é preenchido por uma pessoa externa a instituição. Esses questionários servem como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico, capital social e cultural dos alunos. Acesse a página “Pessoas” no QEdu e descubra o que pensam diretores, professores e alunos da educação básica brasileira.

Em 2013, o Inep lançou boletins contendo o desempenho de cada escola participante da Prova Brasil. Pela primeira vez, o Inep também divulgou dois indicadores de contexto, para auxiliar na leitura e interpretação adequada das médias: nível socioeconômico e formação docente.

Veja como foram os questionários aplicados em 2015:

Representatividade dos Questionários

De modo a garantir a qualidade dos dados apresentados sobre os questionários da Prova Brasil e preservar ainda mais a identidade dos respondentes (O Inep não divulga resultados nominais), o QEdu definiu algumas 3 regras para apresentação dos dados dos questionários.

  • Questionários de professores e diretores não são exibidos no nível de escola pois permitiria facilmente a identificação da identidade dos respondentes;
  • Questionários de professores e diretores não são exibidos em municípios se este tiver menos do que 3 escolas participantes na Prova Brasil. A justificativa é a mesma da apresentada na regra 1.
  • Qualquer questionário só é exibido se houver pelo menos 50% de questionários respondidos. Ou seja, se o questionário foi aplicado para 100 alunos, pelo menos 50 devem tê-lo respondido para que seja exibido.

Nota técnica

Até 2015 os dados apresentados não consideram dados mascarados em nenhum dos níveis Brasil, Estados, Municípios e Escolas. Ou seja, quando uma cidade ou escola tem seus dados mascarados pelo INEP, não consideramos esses dados na seção Brasil e Estado, além da própria seção escola ou município. Isso por sua vez não compromete os dados finais apresentados, porém estamos publicando essa nota para dar transparência e elucidar alguma dúvida referente aos dados publicados.

A partir de 2017 a regra foi alterada, onde passamos a considerar a nível municipal, estadual e Brasil, caso a amostra para estes níveis seja considerada adequada pelo INEP.

Todos os dados de questionários são apenas da rede pública, o que portanto exige que não considerem as respostas da amostra Saeb.