Índice de Nível Socioeconômico (INSE): o que é?
O nível socioeconômico (NSE) sintetiza as características dos indivíduos em relação à sua renda, ocupação e escolaridade, permitindo fazer análises de classes de indivíduos semelhantes em relação a estas características. No QEdu, os indivíduos foram agrupados apenas por escola.
O NSE é um valor numérico, inicialmente variando de -3 até 3. Posteriormente, para facilitar o entendimento, ele foi convertido para uma escala de 0 até 10 e em seguida, separado em sete níveis qualitativos: “Mais Baixo”, “Baixo” “Médio-baixo”, “Médio”, “Médio Alto”, “Alto” e “Mais Alto”.
Nas pesquisas educacionais o debate sobre classes e estratos sociais é um tema central, não só por que a educação é uma das dimensões fundamentais nos estudos de estratificação e mobilidade social, mas, também, devido a forte correlação entre resultados escolares e o nível socioeconômico e cultural das famílias, comprovada por ampla evidência empírica em vários países do mundo desde meados dos anos1960 e também no Brasil.
Assim, nas avaliações educacionais a elaboração de questionários contextuais, que contenham as informações relevantes e que sejam fidedignos, constitui uma etapa crucial do processo avaliativo.
Um exemplo destes questionários é o material aplicado conjuntamente com a Prova Brasil para os alunos de 5º ano e de 9º ano. Enem e Saeb também possuem questionários e conjuntamente ao questionário da Prova Brasil, compõe o NSE.
O NSE apresentado no portal sintetiza a relação entre a escolaridade, a ocupação e a renda das famílias, e foi construído por José Francisco Soares e Maria Tereza Gonzaga Alves, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais, em parceria com o Instituto Unibanco.
Veja a publicação oficial no site do Todos Pela Educação:http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1468/o-nivel-socioeconomico-das-escolas-de-educacao-basica-brasileiras/
Higor é formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa uma segunda graduação em Gestão de Políticas Públicas, também pela USP. Começou seu percurso na educação lecionando em sala de aula, mas também já atuou como pesquisador de Iniciação Científica no Departamento de Letras Clássicas da USP e trabalhou com análise de dados voltados para comunicação e marketing. No QEdu, atua com levantamento e análise de dados para a formulação de projetos de impacto social.
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