Mapa de participação do Enem

O Enem é a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O uso do Enem por um grande número de universidades públicas como forma de ingresso, bem como sua importância para o SISU, o PROUNI e o Ciência sem Fronteiras, fizeram desta avaliação a mais importante do Ensino Médio brasileiro. Um indicador da importância do Enem é o número de inscrições como você pode acompanhar no infográfico abaixo:

Evolução Enem

 

Para aprofundar a visão de participação dos estudantes brasileiros no Enem, o portal QEdu.org.br criou o mapa abaixo, que traz a taxa de participação dos alunos concluintes do Ensino Médio para cada estado brasileiro. Portanto, são alunos que terminam o ensino médio no mesmo ano do exame e participaram dos dois dias de prova.

Foram considerados alunos matriculados regularmente em escola pública ou particular e concluintes do ensino médio no ano do exame. Os dados foram processados a partir dos microdados do Enem 2012 (veja notas técnicas), os últimos disponíveis. No Brasil, a taxa de participação deste universo de alunos foi de 50%.